Pular para o conteúdo principal

PF já mapeia sucessor de Zinho e segue enfraquecendo a milícia - créditos CNN

Créditos CNN


PF já mapeia sucessor de Zinho e segue enfraquecendo a milícia

Investigadores envolvidos no caso dizem que o trabalho segue “a todo vapor” com análise do material apreendido nas operações recentes

Miliciano Zinho foi preso pela Polícia Federal
Miliciano Zinho foi preso pela Polícia FederalDivulgação

Raquel Landim da CNN


A Polícia Federal já iniciou o mapeamento do possível sucessor de Zinho no comando da maior milícia do Rio de Janeiro, apurou a CNN. Foragido mais procurado da capital fluminense, Luiz Antonio da Silva Braga, o Zinho, entregou-se à PF na véspera de Natal.

Investigadores envolvidos no caso dizem que o trabalho segue “a todo vapor” com análise do material apreendido nas operações recentes e reconhecem que o grupo está apenas enfraquecido.


Eles acreditam que Zinho já nomeou um sucessor e um coordenador das operações. Ele tinha 12 mandados de prisão e estava foragido. O Grupo de Investigações Sensíveis e Facções Criminosas (Gise) da PF está atrás dessa milícia há cerca de um ano e meio.

Nas últimas semanas, a PF deflagrou as operações Dinastia 2 e Batismo, que começaram a atingir, respectivamente, os núcleos financeiro e político.

Numa delas, o alvo foi a deputada estadual Lucinha (PSD), chamada de “madrinha” pelos milicianos, mas as investigações apontam que as conexões políticas do grupo vão muito além.


Os policiais afirmam também que essa é uma “dinastia”, que já foi comandada por Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos 3 pontes, e Wellington da Silva Braga, o Ecko. Ambos são irmãos de Zinho e foram mortos em confrontos com a Polícia Civil do Rio.

A PF acredita, inclusive, que o medo de morrer foi um dos motivadores para Zinho se entregar numa negociação que durou 10 dias. O miliciano se apresentou diretamente aos federais, sem participação da Polícia Civil, e foi encaminhado direto a um presídio de segurança máxima.

A expectativa das autoridades é que Zinho acabe em algum momento colaborando com as investigações em troca de benefícios. “Essa milícia existe há duas décadas. Estamos desestruturando a parte financeira e a parte política. A prisão do Zinho não muda nada. Estamos apenas começando”, disse um investigador.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGURANÇA PÚBLICA/RJ - Morte de 2º na hierarquia da maior milícia do Rio gera represália com mais de 30 ônibus queimados

SEGURANÇA PÚBLICA/RJ -  Morte de 2º na hierarquia da maior milícia do Rio gera represália com mais de 30 ônibus queimados Moradores relatam intenso tiroteio, e BRT Transoeste parou.  Créditos O Globo, leia matéria: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/10/23/miliciano-faustao-sobrinho-de-zinho-e-morto-em-operacao-da-core-em-santa-cruz.ghtml

Motorista de app que atropelou Kayky Brito pede ajuda: 'É meu único meio de trabalho'

Créditos UOL. Motorista de app que atropelou Kayky Brito pede ajuda: 'É meu único meio de trabalho' Veja como ficou carro após atropelamento de Kayky Brito no Rio 

Lula inaugura programa Morar Carioca, na Favela do Aço, na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Política -  Lula inaugura programa Morar Carioca do Aço, na Zona Oeste do Rio Conjunto habitacional terá 44 prédios erguidos na Favela do Aço, com quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar, totalizando 16 unidades por bloco Leia mais »